Conheça 7 Motivos Para Participar de Palestras e Eventos Profissionais!

Qual a importância desse tipo de investimento para estudantes e profissionais?

Feiras, palestras, congressos, simpósios, seminários, encontros estudantis e profissionais. Os tipos em uma programação de eventos são variados, dos mais diversos temas e setores. A disponibilidade também é cada vez maior. Mas afinal, vale a pena investir neles?

É claro que os benefícios e valores de cada evento também são variados. Portanto, é importante avaliar bem o custo-benefício de cada um. Além disso, a participação em eventos como esses demanda tempo. Geralmente, um tempo que seria livre, inclusive. Ou seja, trata-se de um investimento de tempo e de dinheiro.

Mas há pelo menos 7 fortes razões para procurar se envolver em iniciativas desse tipo.

1 – Para manter-se atualizado

Manter-se bem informado sobre o mercado e sobre o contexto em geral é importante em qualquer ramo estudantil ou profissional.

Palestras, seminários, simpósios e congressos estudantis são alguns dos eventos mais recomendados, onde é possível informar-se com mais precisão sobre assuntos específicos de cada área ou setor.

Escolher eventos com a participação de referências em sua área de atuação é uma ótima dica para manter-se em atualização constante, seja ouvindo grandes palestrantes e captando ideias inovadoras, seja observando exemplos práticos de novos produtos, serviços e soluções.

2 – Para ampliar o networking

Durante eventos estudantis e profissionais, costumam haver alguns momentos de interação, como almoços e coffee-breaks, importantes para fazer contato com outros participantes.

A relevância de tais contatos está não apenas na troca de informações e nas reflexões conjuntas, mas também na possibilidade de novas parcerias.

Ou seja, participar de eventos assim pode ser uma boa estratégia para ampliar sua rede de contatos e quem sabe descobrir novos clientes ou até novas oportunidades profissionais.

3 – Para aprender mais rapidamente um assunto

Eventos como palestras e seminários oferecem conhecimento concentrado. Em vez de passar meses em um curso ou buscar informações fragmentadas em sites e blogs diversos, participando de um evento assim, você foca várias horas no aprendizado de um assunto (ou vários).

Essa concentração do aprendizado em pouco tempo ainda pode ser uma boa estratégia para quem não tem muita disciplina nos estudos ou não tem o hábito de buscar informações sozinho.

4 – Para encontrar novos parceiros

Feiras, palestras e seminários costumam atrair muitos empreendedores, donos de empresa, fornecedores, além de outros estudantes e profissionais. Ou seja, são ótimas momentos de fazer contatos e criar boas oportunidades de parcerias e negócios.

Não é à toa que o cartão de visita costuma ser peça-chave em eventos assim.

5 – Para descobrir novos produtos e serviços do mercado

Muitos produtos e serviços novos são apresentados durante eventos profissionais.

Algumas vezes são os próprios fabricantes ou fornecedores que participam do evento e chegam até a oferecer descontos especiais pela aquisição no local.

Em outros casos, palestrantes e oradores recomendam produtos ou serviços que se destacam no mercado e podem acabar interessando aos participantes.

De qualquer forma, os eventos também cumprem a função de trazer novidades de produtos ou serviços de cada setor.

6 – Para encontrar soluções de negócios

Em palestras, congressos e seminários, é possível encontrar estudantes e profissionais que enfrentam desafios similares. A troca de experiências entre pessoas com diferentes habilidades que vivem os mesmos dilemas é enriquecedora.

Além do mais, quem já passou por uma dificuldade similar e a superou provavelmente tem boas lições a ensinar. Essa pode ser uma forma mais prática e rápida de levar inovação e resolução de problemas para o seu negócio.

7 – Para se vender pessoal e profissionalmente

Por fim, em palestras e seminários, é possível usar e treinar suas habilidades de venda e síntese de discurso de elevator pitch, uma espécie de discurso de vendas que é montado para durar entre 1 a 2 minutos, exatamente como se você estivesse no elevador com a pessoa.

A troca de elevator pitches entre participantes e membros até na mesma empresa é importantíssimo para entender como outras pessoas estão se vendendo e para que você possa sempre estar melhorando sua comunicação interpessoal.

Além do mais, quem nunca passou por uma dificuldade de vender um produto a um cliente ou convencer alguém de que você é a pessoa certa para um trabalho, certo? Praticar pode ser uma forma mais rápida de resolver seus problemas com vendas.

Conseguiu entender a importância de estar sempre presente em eventos de diversos tipos e temáticas? Vem conferir então a programação de eventos do FB Ideias e já reserva um espacinho na agenda para essa semana!

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